Uma marca tão conhecida de grande parte de nós, mas da qual provavelmente muito poucos conhecem a história.
A fábrica de relógios da Omega foi fundada em Biel no ano de 1848 por Louis Brandt e pelo seu irmão. A sua primeira patente surgiu em 1885 para um relógio de bolso em que o número das horas e dos minutos eram mostrados em pequenas janelas, enquanto que os segundos eram indicados através de um ponteiro. O primeiro relógio de pulso foi lançado em 1900.
Posteriormente os padrões desenvolvidos pelo marca foram em grande medida progressivos. Não é de admirar pois que esta marca seja mundialmente conhecida há quase 100 anos pelos seus relógios para aviação. Já em 1917 a Omega fornecia a British Flying Corps, mais tarde começou a fornecer à Royal Air Force e após diversos sucessos à NASA.
Em 1962, a NASA comprou anonimamente os cronógrafos de dez firmas diferentes para testá-los relativamente à sua resistência no espaço. Alguns dos aspectos a analisar era se a temperaturas de +100º C assim como a -50º C e uma força gravitacional extremamente reduzida, a hora continuava a ser indicada com exactidão e se o sistema do cronógrafo permitia efectuar medições exactas.
Após intensos e extremos testes o único cronógrafo a resistir a todos foi o Speedmaster da Omega.
Após diversos sucessos nas missões da NASA e da ida deste relógio à lua no pulso de Neil Armstrong, a Omega rebaptizou-o de "Speedmaster Professional". Este relógio, após novos testes a conceituadas marcas e a novas tecnologias de relógios de pulso, continua a ser utilizado nas missões espaciais norte-americanas.
Portanto, quem estiver interessado a visitar a lua no futuro e queira comprar um relógio no qual possa confiar, compre um Omega Speedmaster Professional. :)